Publicado em Deixe um comentário

8 dicas que um líder precisa seguir para uma boa gestão

Ser um bom gestor é uma missão que ganha grande destaque na vivência diária. O motivo? Colaboradores que possuem uma boa gestão produzem mais e melhor. O que gera resultados superiores e positivos para sua empresa.

Por vezes, o estresse diário e sobrecarga de tarefas acabam fazendo com que as pessoas deixem de lado a sua característica, o que acaba interferindo no planejamento da equipe.

Para evitar que isso aconteça, existem algumas dicas fáceis que podem ser seguidas, e assim manter o bom humor sempre em dia. Confira uma lista com oito dicas de como fazer uma boa gestão. 

1 – Pessoal ≠ profissional 

Com certeza você já ouviu falar sobre a tão famosa frase: “Temos que saber separar o pessoal do profissional.” E no mundo corporativo ela é real e deve ser seguida à risca. 

É necessário, e fundamental, para o ambiente que haja uma amizade fora do local de trabalho entre os membros da equipe ou do setor, porém separar as situações é algo importante no momento da tomada de decisões.

Privilégios não podem ser concedidos apenas pelo fato de se manter uma amizade com determinada pessoa fora da empresa, essa prática pode deixar sua equipe desmotivada em relação ao serviço além de ser antiético. 

2 – Forneça feedbacks 

A constante solicitação de demandas é algo rotineiro nas grandes empresas. Conforme os trabalhos são entregues, o colaborador passa a ter uma ideia sobre o nível de satisfação da gestão com o que é demandado.

Muitas vezes, se o trabalho entregue volta com muitas retificações, acaba criando uma linha de pensamento confusa, então procurar se reunir periodicamente com a sua equipe para fazer um balanço dos resultados já alcançados e dos que ainda precisam ser atingidos.

Críticas construtivas, elogios e estar aberto ao diálogo, recebendo o feedback do funcionário também é importante para o crescimento do time como um todo. Esse é um importante momento para uma troca de conhecimentos também. 

3 – Planeje 

Criar um planejamento é fundamental para o crescimento de uma equipe. Seguir cada ponto do que foi proposto de forma estratégia para o setor em que se atua é essencial para a entrega das demandas de maneira assertiva, buscando a conformidade dos processos.

Sem ele, é difícil chegar a um objetivo no trabalho. Dessa forma, é interessante investir em um tempo de criação junto com a equipe, onde serão definidas metas, traçando objetivos e passos que precisam ser dados para alcançar os resultados planejados. 

4 – Treinamentos são aliados 

Desenvolver e estimular as competências e habilidades do colaborador desde o início da sua carreira na empresa é chamado de treinamento contínuo. Ele é a chave para apurar e solidificar os conhecimentos com base nos valores e missão da instituição. É um dos métodos que mais impulsionam a eficiência, qualidade e produtividade do indivíduo, que aprende de forma genuína como suas habilidades e a maneira como executa suas atividades diárias transformam os resultados de toda equipe.

Os treinamentos são considerados aliados, uma maneira de passar e agregar conhecimento, fazendo com que ao mesmo tempo a equipe se aproxime do gestor. 

5 – Conheça o potencial dos membros de sua equipe

A necessidade de produtividade tem impacto significativo nos índices de uma empresa. Delegar funções adequadas é fundamental para que corra tudo dentro do esperado com a sua equipe. Porém, conhecer a especialidade de cada um no setor é fundamental. 

Para que a empresa flua perfeitamente, o gestor precisa entender cada colaborador. Passar um tempo com cada um e entender as habilidades específicas são tarefas fundamentais para o crescimento da equipe e da empresa. 

6 – Problemas? Coloque a criatividade em prática

Improvise. Por mais que o seu planejamento precise ser seguido, deve haver espaços para imprevistos. Quando eles surgem, a melhor maneira de seguir adiante é improvisar e fazer com que o trabalho flua. 

Estimular a criatividade da equipe é necessário! Por mais que seja desafiador, tente englobar o máximo de funcionários no serviço, expondo a real situação. Dessa forma, os colaboradores se sentirão impulsionados a trabalharem juntos, misturando ideias e pensando de maneira mais assertiva e integrada. 

7 – Saiba se comunicar e amenize conflitos 

A comunicação é essencial em qualquer empresa, principalmente para se gerenciar uma equipe. Essa missão fica ainda maior caindo sobre a responsabilidade do líder. Ele necessita se comunicar de forma clara, direta e precisa. Os colaboradores necessitam entender o que é passado, evitando ruídos. 

Além de saber se comunicar, outra dica fundamental na gestão de equipes é ter cordialidade. Tratar todos de maneira igual é fundamental e dará mais ânimo e satisfação para os funcionários prosseguirem o trabalho motivados. 

Sempre que possível, separe um tempo para ouvi-los. Não para um feedback e sim apenas para uma conversa. Nem sempre falar apenas sobre trabalho é o que os colaboradores precisam. 

8 – Esqueça a mentalidade de chefe  

Lembre-se que cada pessoa tem uma vida fora da empresa e que algumas situações externas podem vir a interferir em seu desempenho. Além disso respeite as diferenças e não dê preferência apenas àqueles que pensam igual a você.

Algumas vezes, situações cotidianas irão interferir no desempenho do colaborador. É necessário esse entendimento por parte do gestor e que as diferenças sejam respeitadas, sem dar preferência aos que pensam da mesma forma que você. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *