Certificações

A importância da auditoria e suas consequências

O mercado exige cada vez mais profissionalismo das empresas e consequentemente que o planejamento seja seguido à risca. Assim, seguindo com atenção todos os seus processos internos, as instituições se tornam cada vez mais competitivas.

Nesse momento, a auditoria é um dos fatores cruciais que garantem os processos alinhados, fazendo com que as empresas estejam cada vez mais preparadas para o mercado. Afinal, nela, todas as atividades são verificadas de forma detalhada cada “passo” dado pela empresa.

Por meio desse processo, metas são estabelecidas, gerando objetivos contínuos para todos os setores da empresa, fazendo a métrica dos desempenhos com frequência regular. Assim, as melhorias começam a ser frequentes em todos os departamentos da empresa em curto/médio prazo.]

Por outro lado, para que a auditoria seja de fato eficaz e que os resultados positivos sejam alcançados, o auditor precisa ter total acesso a tudo. Dessa forma, confira algumas dicas da importância de uma empresa ser auditada.

1 – Operacional eficiente

Nele você identifica recomendações de controle para melhorar a eficiência, fazendo com que a empresa seja exclusivamente dependente dos processos e não de funções específicas.

2 – Avalia os riscos

A realização do processo é a certeza de que os mesmos são fundamentais para mitigar seus riscos. A identificação de riscos ajuda a revelar as lacunas que existem no ambiente da empresa, priorizando um plano de correção para tal.

3 – Normas e leis em dia

Tratada de forma regular, a auditoria permite às empresas a garantia de conformidade dentro das leis e normas regulatórias. Assim, além da confiabilidade do cliente, a empresa se previne de possíveis multas, manchando sua imagem no mercado.

Outras consequências

Muitos possuem uma visão de que o processo de auditoria existe para apontar os defeitos existentes na empresa. Entretanto, é bom ratificar que os pontos fortes também são encontrados, deixando a empresa cada vez mais potencializada no mesmo.

A importância da auditoria e suas consequências

Além desse ponto, a importância da auditoria e suas consequências permite as empresas darem um passo fundamental para um reconhecimento ainda maior no mercado: As certificações.

Ser uma empresa certificada é garantia de qualidade em cada etapa dos processos, alinhados aos métodos e organizações exigidos pela certificação. Essa garantia gera confiabilidade e a certeza de contar com a inovação. Uma empresa certificada pela ISO 9001 , por exemplo, deixa claro sua preocupação com o futuro e melhorias contínuas.

Quando uma empresa recebe a certificação após uma auditoria, ela está sacramentando a qualidade em seus processos como um todo. É uma forma de passar confiabilidade para o cliente.

Uma empresa certificada pela ISO, por exemplo, assume o seu compromisso com a qualidade e melhorias contínuas.

junte se a nós

Faça parte de nosso time!

Trabalhe conosco