Treinamento e Desenvolvimento

Quatro itens que provam a importância do treinamento

Equipes motivadas, bem direcionadas e produtivas são cruciais para o sucesso da empresa. Confira os quatro itens que provam a importância do treinamento

Conforme o crescimento do mercado e a exigência profissional que as empresas necessitam para competir entre si, o treinamento dos colaboradores chega como peça fundamental e indispensável, mostrando que o investimento é crucial em qualquer que seja o segmento de atuação ou porte da empresa.

Por meio desses treinamentos é possível identificar mais facilmente o comportamento de cada pessoa a uma determinada situação e avaliar de forma individual ou coletiva como a mesma se adapta ou reage às adversidades do dia a dia. 

Eficácia para o seu negócio

Treinar os colaboradores da organização é a melhor maneira de prepará-los para lidar com os desafios que o mercado reserva, além de atualizá-los com relação às exigências dos consumidores modernos e, é claro, atuarem de maneira mais produtiva e rentável para seu negócio. 

Para entender a sua importância, em estudo realizado pela Associação Brasileira de Treinamento, foi comprovado que o Brasil investe mais em treinamentos de liderança, porém, cerca de R$ 788,00 são aplicados em treinamentos por funcionário durante todo ano.

Assim, para ilustrar o impacto dos treinamentos nas instituições, confira quatro itens que provam a importância do treinamento.

1. Produtividade

A melhor maneira de reduzir o tempo “perdido” com ações cotidianas e operacionais da empresa é promover treinamentos contínuos focados nos colaboradores. Eles produzem mais agilidade na realização dos processos, diminuindo os ruídos de comunicação entre a equipe.

É importante também trabalhar os valores da empresa, fazendo com que a aplicação no momento do treinamento engaje a equipe, fazendo com que a qualidade do serviço prestado melhore, passando a ser realizado de acordo com o que a empresa prima.

2. Atualização

Oferecer treinamento de funcionários, com a finalidade atualizar os conhecimentos da equipe, é fundamental para o desenvolvimento dos funcionários e o consequente sucesso de sua empresa.

O acesso a essas novas tecnologias, democratizou o consumo de informação e o mercado não ficou para trás. Assim, as empresas necessitam se adaptar e adaptar principalmente os seus funcionários a utilizar ferramentas que trarão resultados cruciais para a instituição.

Além de ser um bem pessoal para o colaborador, a empresa evolui junto com os seus resultados. Um estudo realizado pela Aberdeen Group comprovou que as empresas que optam por um software de gestão mobile, são até 73% mais produtivas do que outras que preferem não investir na área.

Esse investimento requer treinamento contínuo, pois no setor de facilities, por exemplo, a evolução tecnológica aumenta a necessidade de os colaboradores saberem executar uma ferramenta mobile. Tornando o treinamento dos colaboradores crucial para a eficiência do contrato.

3. Menos erro e menos custos

Direto ao ponto: uma equipe mal treinada ou sem treinamentos, pode fazer uma instituição gastar dinheiro em um nível totalmente acima do que é realmente necessário.

Investir em treinamentos contínuos é reduzir os prejuízos, poupar tempo, evitar demissões e contratações de novos membros para equipe e, claro, aumentar o nível de satisfação de seu cliente.

Sem habilidade ou capacitação, o colaborador está, muitas das vezes, diretamente ligado as lacunas deixadas na eficácia de produção e o desperdício de recurso. É preciso treinar para que os resultados cheguem, sem demandarem custos adicionais por falta de experiência ou erros cometidos que causam perdas de recursos.

4. Colaboradores mais motivados

A qualidade de vida der ser a preferência de todo empresa. Um ambiente de trabalho mais agradável é crucial para os objetivos do negócio.

Os treinamentos não capacitam apenas profissionais melhorando seus conhecimentos e habilidades no ambiente de trabalho. A integração também é algo a ser agregado. Os colaboradores aprendem a interagir e criar laços uns com os outros, aumentando também a motivação. 

Além disso, mostrar a preocupação com a evolução de um colaborador é uma das maiores motivações que o mesmo pode ter dentro do seu ambiente de trabalho. Ele se sente importante e enxerga que seu desenvolvimento é peça fundamental para o bom andamento dos processos.

Dessa forma, ele trabalha mais feliz, o que reflete em um ambiente corporativo mais amigável e agradável. Com menos rotatividade entre os funcionários, fica mais fácil criar laços reais de amizade e menos competição interna.