A desnutrição ainda é um grande problema enfrentado em hospitais. Segundo a Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (Braspen), a taxa de adultos hospitalizados com deficiências nutricionais no Brasil varia entre 20% e 60%. Essa condição pode comprometer o sistema imunológico, a cicatrização e a recuperação pós-cirúrgica, além de aumentar os riscos de infecções.
Perda excessiva de massa muscular, desidratação e desregulação do intestino também compõem as consequências da desnutrição. A situação costuma ser mais grave entre idosos, crianças e pessoas com comorbidades e doenças graves.
Dito isso, entende-se que a nutrição hospitalar é vital para a saúde e o bem-estar dos pacientes. Ela envolve a avaliação nutricional individualizada, a elaboração de planos alimentares específicos e uma supervisão constante, de modo a assegurar que as necessidades dietéticas dos pacientes sejam atendidas.
Mesmo quando uma alimentação convencional não é possível, a equipe da nutrição hospitalar pode administrar a dieta por sonda ou via endovenosa. O mais importante é garantir que o indivíduo receba os nutrientes adequados para uma recuperação mais rápida, segura e eficaz.
Para potencializar esse cuidado, muitos hospitais têm aderido às práticas da nutrição personalizada. A seguir, você entenderá como essa abordagem pode elevar o padrão de suporte aos pacientes e beneficiar instituições de saúde.
O que é a nutrição personalizada?
A nutrição personalizada se baseia na oferta de um plano alimentar adaptado para atender às necessidades de cada paciente. Para isso, os profissionais avaliam fatores como estado nutricional, histórico médico, genética, estilo de vida e preferências alimentares. Além de contribuir para uma boa recuperação, essa metodologia busca prevenir doenças, evitar complicações e garantir uma melhor experiência ao indivíduo hospitalizado.
Uma pessoa com câncer, por exemplo, pode precisar de uma dieta rica em proteínas para compensar a perda de massa muscular causada pela doença e seus tratamentos. Ademais, indivíduos com dificuldades de deglutição muitas vezes necessitam de uma alimentação mais pastosa ou líquida para facilitar a ingestão e garantir a sua segurança durante as refeições.
Dentro do possível, considerar os gostos e as restrições alimentares de cada paciente também é fundamental, pois, dessa forma, as chances de adesão ao plano alimentar são maiores. Comer é um ato social relacionado a sentimentos, emoções e memórias. Por isso, o sabor, a aparência e até o significado subjetivo de cada alimento importam.
Um estudo publicado em 2022 na Revista de Nutrición Clínica y Metabolismo revelou que, nos 265 hospitais avaliados durante 7 anos no Brasil, menos de 40% dos pacientes relataram aceitar totalmente a dieta hospitalar.
Benefícios da nutrição personalizada para hospitais
A recuperação acelerada, a maior adesão ao plano alimentar e a prevenção de doenças e complicações beneficiam diretamente o paciente, mas também trazem vantagens relevantes para instituições de saúde. A nutrição personalizada ajuda a reduzir o tempo de internação, diminuir as taxas de readmissão e aumentar a eficiência dos tratamentos, o que resulta na redução de custos hospitalares.
Um estudo publicado em 2020 na Clinical Nutrition avaliou o impacto orçamentário da terapia nutricional para hospitalizados em risco de desnutrição na Colômbia. Os pesquisadores observaram que, durante 60 dias, a média de gastos foi de $3.770 para pacientes que receberam esse tipo de assistência tardiamente. Já para aqueles tratados precocemente, no mesmo período, o custo foi de $2.419, o que representa uma economia de $1.351 por indivíduo.
A implementação de planos alimentares personalizados ainda pode contribuir para a melhor alocação de recursos, de modo a evitar desperdícios alimentares e otimizar o uso de produtos nutricionais. Além disso, hospitais que adotam essa metodologia costumam se diferenciar no mercado por oferecer cuidados mais avançados e centrados no paciente. A quebra do estigma de “comida sem graça” em ambientes hospitalares é outro benefício, pois — ao considerar as preferências e individualidades — as refeições se tornam mais saborosas e atrativas.
A importância de opções alimentares atrativas
Muitas vezes o paciente encara a alimentação hospitalar como algo simples, monótono, sem sabor e pouco convidativo. Essa percepção pode ter um impacto negativo na sua recuperação, uma vez que implica na não aceitação da dieta.
As refeições que em casa poderiam ser um sinônimo de conforto, no hospital podem tornar-se uma frustração se não forem bem planejadas e executadas. É aqui que entra a relevância de valorizar em cada prato as características organolépticas — aparência, sabor, cheiro e textura.
A aplicação da gastronomia hospitalar unida à tradicional, junto à dietoterapia, é uma estratégia poderosa para garantir que o alimento seja tanto um prazer quanto um remédio. Por exemplo, para pacientes com restrições de sódio, uma refeição considerada “sem graça” poderia ganhar vida com o uso criativo de ervas e especiarias, de modo a incrementar o sabor sem prejudicar a saúde.
Nesse processo, realizar entrevistas com os pacientes para identificar intolerâncias, preferências e necessidades específicas é um passo essencial. Ao perceber que suas predileções estão sendo levadas em consideração, esse cuidado ainda pode aumentar a satisfação e adesão ao tratamento.
Como oferecer uma nutrição hospitalar de excelência
A nutrição hospitalar envolve a atuação de uma equipe multidisciplinar altamente capacitada. Os profissionais devem estar alinhados aos protocolos clínicos e trabalhar em estreita colaboração com médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde. A qualidade dos ingredientes, as melhores práticas em segurança dos alimentos e a inspeção contínua das atividades devem ser priorizadas.
Terceirizar a nutrição hospitalar pode ser uma estratégia eficaz para garantir a eficiência desse serviço. Nesse caso, você pode contar com a Apoio Gourmand.
Apoio Gourmand — a receita do seu sucesso
Referência nacional em facilities, a Apoio desenvolveu uma linha de serviços especializados em nutrição para instituições de saúde e ensino — a Apoio Gourmand. Ela dispõe de uma equipe formada por nutricionistas e outros profissionais qualificados, como cozinheiros, chefs e assistentes com histórico em restaurantes renomados, além de coordenadores e maîtres experientes.
Todo o time está apto para preparar receitas especiais e fornecer refeições com boas características organolépticas, de modo a favorecer a aceitação da dieta e, consequentemente, colaborar para a recuperação do paciente. As técnicas gastronômicas utilizadas são adaptadas às necessidades e particularidades do paciente internado.
Além disso, os especialistas cumprem uma agenda periódica de visitas e auditorias nas organizações para assegurar a efetividade da entrega, a performance operacional e o cumprimento das rotinas legais. Além disso, os profissionais são orientados a seguir uma criteriosa política ambiental, desde a formulação dos cardápios até a higienização das instalações.
O comprometimento com a qualidade e a segurança é reforçado por meio das certificações ISO 9001 e ISO 45001, conquistadas e renovadas pela Apoio. Confira os serviços alimentares oferecidos pela empresa:
- Nutrição hospitalar;
- Restaurante corporativo;
- Lanchonetes fixas e móveis.
Gostaria de saber mais sobre a Apoio Gourmand? Acesse aqui e fale conosco!