Pensar em uma forma que venha agregar na valorização da empresa e que gere uma melhoria constante requer estratégias. Em primeiro lugar, as demandas aumentam, a responsabilidade social é crucial e o consumo consciente é parte da sua rotina diária.
De acordo com dados levantados recentemente, é possível ver que o resultado da realidade do consumo consciente ainda é muito aquém do esperado. Portanto, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Akatu, mais de 75% das pessoas abordadas não praticam o consumo consciente em sua rotina no dia a dia.
O motivo se divide entre a falta da cultura de hábito e comodismo. E por isso é tão emergencial o estímulo para essas mudanças de pensamentos e ações.
Estimular o consumo consciente é uma tarefa que exige paciência, tempo e dedicação. Justamente por isso que, cada vez mais, as empresas estão incorporando em suas rotinas estratégias eficazes que visam à redução do consumo e geram consumo consciente entre seus funcionários.
Treinar conscientiza
Pode parecer clichê, mas são ferramentas poderosas que não podem ser ignoradas nesse processo de conscientização. Contudo, os treinamentos, workshops e palestras formam a primeira fase do processo, onde os conhecimentos e informações são transmitidos de forma transparente e de fácil compreensão.
Com o ensinamento em mãos, é hora de colocar em prática através de ações que estimulem e internalizem o conceito teórico. O papel do líder é de extrema importância, pois cabe a ele ouvir, engajar e promover circunstâncias e/ou situações nas quais os funcionários possam usar em suas rotinas aquilo que foi aprendido.
Essas práticas são indispensáveis no entendimento do que o impacto da mudança nos processos pode trazer em pequenas tarefas do dia a dia, como por exemplo: a troca do uso de copos descartáveis para uma caneca ou copo permanente. Além disso, somente essa substituição já é algo que reflete na redução de consumo e gastos na folha de despesas de uma empresa.
Outra maneira de incentivar consumo consciente na rotina diária das empresas é criando campanhas ou gincanas que incentivem a funcionários de uma maneira mais divertida e criativa. Atividades que envolvam bônus ou premiação costumam gerar um engajamento maior.
O despertar da consciência reflete no meio ambiente e nos gastos da empresa, que passa a economizar em simples ações diárias. Um ganho para o planeta e para a organização.