Normas são regras ou diretrizes estabelecidas para orientar ações dentro de grupos, organizações ou de uma sociedade. O seu conjunto de padrões define o que é recomendado, aceitável e esperado, de modo a garantir a ordem, qualidade, segurança e eficiência, seja em produtos, seja em serviços, sistemas ou processos.
Quando se fala em normas técnicas, a International Organization for Standardization (ISO) se destaca. Trata-se de uma organização fundada em 1946, na Suíça, para criar normas a serem utilizadas em todo o mundo. Atualmente, está associada a organismos de normalização de mais de 170 países. No Brasil, é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Se uma empresa atende aos padrões internacionais de qualidade, segurança e eficiência, ela pode conquistar as certificações ISO, bem como renová-las periodicamente. Para isso, é necessário passar por auditorias rigorosas.
A ISO já soma mais de 25 mil normas internacionais; entre as mais conhecidas estão a ISO 45001 e a ISO 9001, que são altamente valorizadas em diferentes segmentos do mercado, sobretudo na área da saúde.
ISO 45001 — o que é e para que serve
Como explica a organização, em tradução livre, “Os padrões ISO atendem a um propósito: tornar as vidas mais fáceis, seguras e melhores”. Também buscam identificar as melhores soluções para os desafios globais.
Sabemos que a segurança ocupacional ainda é uma grande preocupação em todo o mundo. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que uma pessoa morre por acidente de trabalho ou doença laboral a cada 15 segundos. Para mudar esse cenário, em 2018, foi publicada a norma ISO 45001.
Ao especificar os requisitos para um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SGSST), o seu principal objetivo é promover ambientes organizacionais seguros e saudáveis. Dessa forma, contribui para a identificação, o controle e a redução dos riscos relacionados às atividades laborais.
Embora seja importante para os diversos setores, sua relevância é especialmente evidenciada na área da saúde. Afinal, em um local dedicado ao acolhimento e ao cuidado das pessoas, não deve haver espaço para a insegurança.
Profissionais da saúde enfrentam diversos riscos em seu cotidiano, como exposição a agentes biológicos, substâncias químicas e estresses intensos. Implementar um sistema de gestão fundamentado na ISO 45001 pode aumentar a proteção e o bem-estar desses trabalhadores, além de garantir a continuidade dos atendimentos de alta qualidade para a comunidade.
Benefícios do ISO 45001:
- Redução do índice de absenteísmo;
- Incentivo à responsabilidade social;
- Auxílio no cumprimento das obrigações legais;
- Melhoria do clima e da imagem organizacional;
- Aumento da produtividade e do engajamento da equipe;
- Diminuição dos custos decorrentes de acidentes.
Agora que você já conhece a ISO 45001 e sua importância, vamos explorar outra norma crucial para instituições de saúde — a ISO 9001.
ISO 9001 — um alicerce na gestão de qualidade
Amplamente reconhecida e utilizada, a ISO 9001 é uma norma internacional que define os requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Ela abrange uma série de princípios, que incluem foco no cliente, envolvimento das lideranças, decisões baseadas em evidências, melhoria contínua e gestão do conhecimento.
Unidades de saúde, como hospitais e clínicas, lidam com vidas humanas, o que torna a qualidade dos serviços oferecidos uma prioridade inegociável. A implementação de um SGQ baseado na ISO 9001 é benéfica para a conformidade com regulamentos e a manutenção de altos padrões de excelência.
Além disso, a ISO 9001 ajuda a promover uma cultura de melhoria contínua nas organizações, o que é vital para a inovação e a adaptação às mudanças, de forma a atender às necessidades dos pacientes e acompanhar os avanços tecnológicos.
Essa norma ainda possui o potencial de otimizar processos, reduzir custos operacionais e desperdícios, agilizar atendimentos, melhorar a comunicação entre os profissionais, mitigar riscos e elevar a satisfação dos pacientes.
A Apoio é uma empresa que reconhece o valor das certificações de qualidade e segurança para a excelência dos serviços prestados na saúde, com sua vasta experiência na área, adquirida ao longo de 38 anos. Por isso, conquistou e renovou os seus selos ISO 45001 e ISO 9001.
Saiba mais sobre a Apoio
Referência nacional em facilities e hotelaria hospitalar, a Apoio é uma parceira estratégica de instituições de saúde. Os seus serviços possuem altos padrões de excelência, com uma equipe treinada continuamente para seguir os protocolos exigidos pelas mais conceituadas acreditadoras do mundo, como a Joint Commission International (JCI) e a Qmentum.
Como resultado desse compromisso, a cada três instituições brasileiras acreditadas pela JCI, uma conta com os serviços da Apoio. Além disso, a empresa investe em uma gestão baseada em indicadores e ferramentas digitais, assim como em tecnologias e automação para economizar recursos.
A Apoio conta com as melhores estruturas de serviços, produtos e equipamentos do mercado, sem deixar de atender aos conceitos da sustentabilidade. Conheça as suas soluções especializadas e personalizadas:
- Apoio Gourmand — nutrição hospitalar
- Apoio Ecolimp — hotelaria e serviços ambientais
- Apoio Moove — logística
- Apoio Facilities — manutenção multitécnica
Gostaria de conversar com a nossa equipe comercial? Acesse aqui e fale conosco!