Sistema de Gestão Ambiental (SGA): entenda o conceito e a sua importância.

Você já parou para pensar que a saúde do nosso planeta depende, em grande parte, das escolhas que fazemos como sociedade e empresas? Se você está lendo este texto, é porque, provavelmente, acredita na importância de um mundo mais sustentável e na preservação do meio ambiente.

O investimento em sustentabilidade tem crescido ao longo dos últimos anos. Além de ser fundamental para a preservação ambiental e a qualidade de vida humana, proporciona resultados positivos relacionados ao uso eficiente dos recursos e à diminuição de custos. Muitas empresas já perceberam os benefícios disso. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que 6 em cada 10 instituições no Brasil têm um setor dedicado ao tema, além de 47% dos empresários considerarem tais práticas como uma oportunidade.

Se você se interessa pelo assunto, te convidamos para mergulhar no universo do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), um conceito que está em alta e representa uma poderosa ferramenta para promover ações sustentáveis em organizações.

O que é SGA? 

Um conjunto de políticas, práticas e processos que visam gerenciar e controlar os impactos ambientais de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. O seu principal objetivo é garantir um desenvolvimento mais saudável, capaz de assegurar o equilíbrio entre sociedade, economia e meio ambiente.

A sua implementação se regulamenta por meio da norma internacional ISO 14001, que estabelece requisitos e diretrizes para a promoção efetiva da sustentabilidade nas operações. Para isso, é recomendável seguir algumas etapas:

  • Construção de políticas e objetivos ambientais e sustentáveis;
  • Definição das estratégias de SGA;
  • Avaliação de seus impactos, riscos e oportunidades;
  • Elaboração de um sistema para gestão, monitoramento e controle;
  • Realização de treinamentos sobre o assunto com as equipes;
  • Auditorias frequentes para promover a melhoria contínua.

Na prática, as ações do SGA podem se relacionar com o uso consciente de matérias primas, o cumprimento da legislação ambiental, a gestão adequada de resíduos, a conscientização dos colaboradores e o reaproveitamento de recursos, por exemplo.

Quais são os benefícios do SGA? 

Se incorporado de maneira eficaz, o SGA oferece uma série de benefícios que vão muito além da conformidade com as regulamentações ambientais, tanto para empresas quanto para a sociedade no geral. O principal deles é a redução significativa dos danos ao planeta, uma preocupação que se torna ainda mais latente nos últimos anos. Para ilustrar a importância disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou em 2022 que 99% da população mundial respira ar de má qualidade, com níveis insalubres de material particulado fino e dióxido de nitrogênio. E esse é apenas um exemplo dos prejuízos causados pela atividade humana.

Para as instituições, entre as vantagens do SGA também estão:

  • Melhora a imagem corporativa;
  • Contribui para a eliminação de desperdícios;
  • Reduz os riscos de acidentes ambientais e de trabalho;
  • Diminui custos com multas e indenizações;
  • Gera economia, por meio do menor consumo de recursos;
  • Facilita a aquisição de financiamentos e créditos;
  • Abre portas para novas oportunidades de negócios;
  • Pode ser um diferencial competitivo no mercado.

Diante de um mundo que, cada vez mais, valoriza o cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade, o SGA surge como um aliado para empresas que buscam colaborar ativamente para um futuro mais verde. Nessa missão, as instituições de saúde podem contar com a parceria da Apoio.

Como a Apoio atua em prol do SGA? 

Para atender às exigências relacionadas à sustentabilidade das organizações de saúde, a Apoio direciona os seus esforços ao desenvolvimento de protocolos e à aquisição de tecnologias que sejam amigáveis ao meio ambiente.

Uma das medidas adotadas pela empresa é a utilização de discos para limpeza de pisos, que reduz o consumo de água e de produtos químicos. Outras práticas sustentáveis e de preservação ambiental da Apoio, capazes de agregar aos planos de SGA das instituições em que atua, incluem:

  • Uso de materiais biodegradáveis;
  • Descarte adequado de óleos e gorduras (nutrição hospitalar);
  • Gestão dos resíduos orgânicos e recicláveis;
  • Profissionais treinados para seguir a política ambiental.

Como o único negócio de facilities e hotelaria hospitalar do Brasil focado exclusivamente na área da saúde, a Apoio reforça o seu compromisso de contribuir para o crescimento sustentável dos seus parceiros.
Quer saber mais sobre como podemos ajudar? Clique aqui e fale conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *