Publicado em Deixe um comentário

O papel fundamental da higienização hospitalar

Limpeza hospitalar

A limpeza e higienização hospitalar possui um papel fundamental no cotidiano das instituições de saúde. Por meio dela é possível garantir a segurança do paciente, profissionais envolvidos na assistência e demais pessoas que frequentam o espaço. Além disso, a limpeza hospitalar traz a sensação de bem-estar e conforto, além de ser uma grande aliada no controle de infecções no ambiente.

Os profissionais envolvidos nessa atividade são responsáveis por manter todas as superfícies higienizadas, livres de microrganismos e prontas para uso. Sendo assim, é importante destacar que, para executar um processo de limpeza eficiente, estes profissionais devem seguir protocolos e utilizar materiais específicos.

Cientistas da University College of London realizaram, em julho de 2020, uma simulação com parte do DNA de um vírus não letal. Eles aplicaram uma solução infectada na grade de um cama em um leito de isolamento em um hospital em Londres, na Inglaterra. Durante o estudo, o grupo monitorou 44 locais do hospital durante cinco dias. Após 10 horas, o material genético tinha se espalhado para 41% dos lugares. A infecção podia ser vista em diversos locais, desde grades de camas até brinquedos e livros infantis em uma área de convivência. Depois de três dias, esse número havia aumentado para 59% e voltou para 41% cinco dias mais tarde.

As evidências mostram que, além dos cuidados individuais que cada profissional deve ter, a higienização hospitalar é importante para evitar a contaminação cruzada nas unidades. Ou seja, um serviço de limpeza bem executado pode evitar que um paciente em tratamento não seja contaminado por outra doença agravando seu estado de saúde, por exemplo.

Dentro de sua complexidade, a limpeza hospitalar deve ser realizada de maneira técnica, cumprindo os protocolos e normas regulatórias exigidas e envolvendo processos, produtos e equipamentos. Dessa forma, esse cuidado é fundamental para que o ambiente esteja higienizado e seguro, tanto para o colaborador, quanto para o cliente.

Seguir estes protocolos de limpeza, e as orientações estabelecidas por entidades certificadoras como, ONA e Joint Commission International (JCI) são uma garantia de qualidade e processo. Além disso, eles garantem também que os micro-organismos nocivos à saúde humana circulem para além das instalações de saúde.

A ApoioEcolimp está presente no mercado de higienização hospitalar há 35 anos e atua em mais de 300 unidades de saúde em todo o Brasil. Por ser a única empresa do segmento no país dedicada ao setor de saúde, ela possui mais de 75 protocolos de operação, treinamentos específicos para seus profissionais e uma operação que atua em conformidade e paarceria com cada CCIH. Cada um deles abrange desde a paramentação adequada de seus profissionais, até procedimentos criteriosos de higienização em áreas críticas como centros cirúrgicos e UTIs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *