Compliance

Compliance é o caminho a ser seguido para boas práticas

Compliance

O Brasil ainda precisa traçar um longo caminho para que as boas práticas de governança façam parte de sua realidade. Estar dentro das regras, agindo conforme o protocolo é cumprir rigorosamente os padrões éticos em suas tomadas de decisão. Esse processo é o que uma instituição precisa para estar em conformidade.

Assim, o programa de compliance, vindo do termo “to comply”, em inglês, significa colocar em prática todos esses quesitos em uma questão de decisão, liderança e comprometimento de toda a organização, além da integridade dela.

Ainda segundo dados da pesquisa realizada pela Delloite, as empresas têm uma constante evolução, adotando práticas de compliance, com o resultado sendo refletido na sofisticação do ambiente regulamentar do país. Essa sofisticação deveu-se a importantes leis que entraram em vigor como a Lei Anticorrupção e a Lei de Governança em Estatais, assim como o impacto gerado pelas investigações conduzidas pela operação Lava Jato

Foi depois da operação Lava Jato que as empresas passaram a se ajustar a boas práticas de governança. Investir em compliance é investir em oportunidade de negócios e vantagem competitiva, atrair investimentos, identificar riscos e se antecipar aos problemas, corrigindo a não-conformidade, tornando assim o negócio sustentável.

No mundo dos negócios, a implementação de um código de conduta e ética é a premissa para assegurar que as práticas sejam íntegras e transparentes. Alguns mecanismos como proteção e integridade são cada vez mais exigidos na hora da contratação de serviços. Outras iniciativas também são adotadas por empresas contratantes com o objetivo de aprimorar e levar informação à cadeia de fornecimento. As organizações também passam a investir em programas de mentoria, que mostram os caminhos para a estruturação dos seus mecanismos de governança ética.

A necessidade da conformidade com as regras específicas de cada setor, faz da gestão de facilities uma das áreas mais acionadas com relação ao compliance, afinal, muitas das vezes os colaboradores de empresas terceirizadas possuem dificuldades no entendimento do que se deve ou não ser seguido independente de cargo, departamento ou tempo na entidade.

Seguindo um rigoroso código de compliance, alinhado aos de organizações internacionais, a APOIO zela por relações comerciais transparentes e éticas, isentas de conflitos de interesse e regularmente auditadas. Ao longo de 31 anos, a APOIO vem evoluindo seu compliance e código de conduta com o objetivo de atender as exigências de seus clientes, do mercado e da constante evolução da sociedade que, cada vez mais, repudia atos de corrupção e favorecimento indevido em contratos públicos e privados.

A APOIO acredita que, somente com base em relações éticas, transparentes e justas seremos capazes de construir um segmento sustentável e balizado por normas e práticas que favoreçam todos os elos da cadeia.

junte se a nós

Faça parte de nosso time!

Trabalhe conosco