Hotelaria Hospitalar

A hotelaria hospitalar para as instituições de saúde

Hotelaria Hospitalar é fundamental para as instituições de saúde, atuando como um diferencial competitivo dentro do mercado

Os maiores elos criados por empresas e seus clientes são gerados pela experiência. Um bom atendimento, cordialidade, qualidade e humanização. Um estudo realizado pela Octadesk em conjunto com a Mindminers, revelou que 68% dos clientes desqualificam as experiências oferecidas pelas empresas do Brasil.

Nos hospitais, não tem sido diferente. A maioria das instituições de saúde pelo Brasil não trabalham com a experiência do paciente e sim com a satisfação do cliente. Vale ressaltar que, mesmo que parecidos, a satisfação é apenas uma das partes que englobam a experiência.  

Todos os quesitos citados acima levam diretamente para um fator determinante dentro das instituições de saúde: A hotelaria hospitalar.

O retorno financeiro e administrativo com a inserção de um sistema de hotelaria de alto padrão é altamente vantajoso. Isso porque ele é um forte aliado ao aumento da produtividade de outros setores, como a enfermagem, que pode dedicar seu tempo a outros processos, focando ainda mais na qualidade final oferecida.

Qualidade essa que também é notada com a readaptação dos espaços e estrutura física do empreendimento que muitas vezes precisa ser repensada em prol dos fluxos operacionais e acomodações que visam oferecer o máximo conforto ao paciente

Engajamento entre os setores

O serviço de hotelaria hospitalar para as instituições de saúde funciona como elo de diversas áreas que, apesar de parecerem distintas, caminham para o mesmo objetivo: a satisfação e atenção do usuário e seus familiares.

Com estratégias bem definidas e um suporte de gestão rigoroso, o time de profissionais que engloba recepção, higiene hospitalar, segurança patrimonial, gestão de leitos, enxoval e outras terceirizações, conseguem oferecer soluções customizadas e rápidas para cada caso. Tudo isso graças à capacitação e treinamentos contínuos nas áreas em questão.

Isso gera uma experiência positiva e transformadora ao paciente, que tem ainda mais segurança durante os processos e melhorias nos resultados.

Gerenciamento de leitos e rouparia

A importância da gestão de rouparia está diretamente ligada à gestão de leitos e é vista como um complemento do serviço de hotelaria. Essa gestão permite minimizar custos, reduzir riscos de perda, quantificar e qualificar os estoques, bem como a entrada e saída de peças.

Já a gestão de leitos é sem dúvida um dos maiores desafios enfrentados dentro de um hospital, já que manter o maior número de leitos ocupados e diminuir a fila de espera de pacientes é algo que precisa de muita atenção e acompanhamento especializado.

O setor de hotelaria hospitalar auxilia nesse processo e norteia a instituição de quais passos seguir, aumentando de forma considerável a satisfação da equipe médica e de seus pacientes.

Esse conjunto de profissionais soma à estrutura personalizada e acolhedora, faz com que o usuário se sinta querido e especial para aquela instituição, correspondendo as suas necessidades e indo além do esperado. O resultado? Um paciente fidelizado e com alto percentual de chances de indicar para outro familiar ou amigo. Qualidade que promove credibilidade e respeito.