Ambiente de trabalho

Comece bem o ano de 2020 com dicas cruciais

Para que 2020 comece bem, preparamos algumas dicas para você se organizar ano longo do ano

É comum que, pelo fato de estarmos focados em nossas tarefas, passamos a agir de maneira automática e muitas das vezes fica difícil manter o ambiente de trabalho organizado. Porém, isso atrapalha diretamente alguns processos E até nossa produtividade.

A bagunça gerada nas mesas e em todo o ambiente de trabalho, em si, ocupa o espaço da criatividade e motivação. A organização do local de trabalho é fundamental nesse caso. Manter a mesa em bom estado ajuda a realizar um trabalho de maneira eficaz e mais assertiva.

Nos Estados Unidos, em parceria com o Instituto de Neurociência e o Departamento de Psicologia da Universidade de Princeton, pesquisadores comprovaram que o excesso de estímulos visuais, como o de um ambiente desorganizado, causa déficit de atenção ao tentar manter o foco numa única atividade.

No mesmo estudo, os pesquisadores demostraram que o estresse, a distração e a irritação são consequências de toda essa desorganização, impedindo que seu cérebro tenha total capacidade de processar informações e guardá-las.

Para começar 2020 com o pé direito, nada melhor que mudar os hábitos e começar uma nova organização para sua mesa. Nessa hora, é importante ter critério e não apenas manter o espaço aparentemente arrumado e para te ajudar, aqui vão algumas dicas para que você comece bem o ano de 2020. Confira!

1 – Esqueça o “deixa para depois”

Procrastinar, ou seja, deixar tudo para resolver depois é um dos maiores vilões quando nos referimos a organização do ambiente de trabalho. Esse hábito tão indesejado pode prejudicar o seu desempenho. Então, a dica é simples: Execute a tarefa que precisa o quanto antes ou, então, determine quando ela será executada, se não for tão urgente.

2 – Organize seus materiais de trabalho

Para que seu ambiente de trabalho fique organizado, é preciso que cada item tenha um local adequado.

Cada item precisa ter um local adequado. Sendo assim, arrume seu ambiente colocando os materiais em caixas, separadores ou pastas e faça uso das gavetas e armários. Etiquetas são bem-vindas para melhor identificação do que foi guardado em cada local.

3 – Por falar em gaveta e armário…

Não caia em pegadinhas! Limpar a mesa e colocar a bagunça dentro da gaveta ou armário de qualquer maneira, sem uma devida organização, não é cuidar do seu ambiente de trabalho! Eles merecem tanta atenção quanto o resto do local.

Se a ideia da organização é, além de tudo, achar os materiais de maneira rápido quando necessário, isso também inclui o que estiver dentro das gavetas. Não use as suas gavetas para “esconder o caos”, use-as em favor da organização.

4 – Esqueça o papel sempre que possível

Um dos maiores culpados quando o assunto é desordem o escritório é o papel. Quanto menos papel, melhor. Contar com inovação e tecnologia nesse momento é fundamental. Sempre que possível, utilize o computador. É melhor para manter os documentos e arquivos, evitando gerar um caos na sua mesa e o meio ambiente agradece.

5 – Sempre bom ter uma lixeira por perto

Sempre é necessário jogar algo fora. E ter uma lixeira bem próximo de você ajudar a “não deixar para depois”. Poder jogar algo fora sem muito esforço é uma ótima estratégia para se livrar de papéis e demais coisas desnecessárias que possam ocupar a sua mesa

6 – Não coma na mesa

Comer na mesa de trabalho acumula muitos germes. Segundo um estudo realizado pela Associação Americana Dietética, sobre segurança alimentar, 27% das pessoas fazem refeições sobre as mesas profissionais; a maioria, 62%, almoça em outros recintos e 50% passam o dia comendo quitutes durante o expediente.

Guardou as dicas? Comece bem o ano de 2020!