A importância da Tecnologia da Informação para a gestão hospitalar

TI na saúde

Digitalizar processos é essencial para o funcionamento do ambiente hospitalar. Um planejamento apoiado em Tecnologia da Informação proporciona a simplificação do conhecimento das situações ocorridas no edifício de saúde e aumenta a eficiência operacional.

A aplicação dessa tecnologia permeia todos os setores da instituição de saúde, desde a assistência o que não é o core business do hospital, incluindo a gestão de facilities. Esse segmento, aliás, adota cada vez mais ferramentas de TI para que os resultados na prestação de serviços dentro das entidades de saúde sejam cada vez mais consideráveis.

Baseados em indicadores, gerados pelos sistemas que rodam dentro dos hospitais, o gestor responsável pela operação de infraestrutura é capaz de tomar melhores decisões e encontrar melhor caminho a ser seguido para melhorar a gestão do hospital.

Com base nesses indicadores, o gestor passa a ter uma visão completa de tudo o que está ocorrendo no ambiente, seja na esfera operacional, relacionada a área de facilities ou pelo lado da eficiência assistencial.

Humanizar o atendimento ao paciente e focar nos resultados clínicos são apenas dois dos valores que a adoção de tecnologias pode agregar para as unidades de saúde. Apesar de ainda ocorrerem discussões no setor sobre o papel da humanização diante de um segmento cada vez mais baseado em TI.

TI na Saúde
Tecnologia da Informação é crucial para uma boa gestão hospitalar

Tecnologia da Informação é crucial para uma boa gestão hospitalar
Decisões baseadas em dados e informações são cada vez mais comuns no cotidiano deste segmento. Segundo especialistas sobre tecnologia, quanto melhor a qualidade das informações, mais assertivos serão os resultados e o atendimento. Isso permite ao médico ter mais tempo para atender um paciente, por exemplo, melhorando a qualidade da humanização assistencial. No campo da prestação de serviços, como higienização e limpeza, a premissa segue igual. Quanto melhor a qualidade das informações mais rápidas e assertivas são as decisões e mais rápidos e eficientes serão os processos dentro do hospital

A adoção de tecnologias é essencial para manter o crescimento e aperfeiçoamento das entidades de saúde com eficiência, segurança e produtividade. Há cerca de dez anos, o setor vem entendendo o papel estratégico da TI dentro da gestão e trabalhando cada vez mais como um parceiro fundamental para melhorias de resultados, tecnologia, segurança etc.

Na última década, o maior desafio dos CIOs foi colocar a TI em um patamar estratégico para os gestores hospitalares. Até hoje, algumas instituições não enxergam o papel estratégico da TI nos Hospitais. Esse é um dos grandes problemas enfrentados hoje.

Indicadores como volume de pacientes atendidos, recursos que foram utilizados, produtividade dos médicos e outros serviços prestados dentro da instituição são mais alguns dos benefícios. Atualmente, a TI é capaz de realizar análises preditivas de demandas de saúde além da geração de dados para pesquisas científicas e, principalmente, segurança do paciente.

A partir disso, todos esses benefícios gerados podem servir como munição para os gestores nos momentos dos planejamentos, com os investimentos e previsão de gastos. Mas como? Por meio dos relatórios extraídos, surgem avaliações de todos os setores do hospital, acompanhando de maneira mais objetiva a rotina hospitalar detectando falhas, pontos cruciais e necessidades de melhorias.

No Brasil, todos os anos, são realizados grandes volumes de atendimentos médicos e procedimentos. Na rede pública, por exemplo, o SUS, considerado um dos maiores sistemas de saúde do mundo realizou, em 2017, 3,9 bilhões de atendimentos, sejam eles consultas ou procedimentos cirúrgicos. Dessa forma, os gestores têm uma grande preocupação que é se dedicar grande parte de seu tempo a processos de gestão, de forma exclusiva.

Contar com uma empresa que ofereça a gestão de facilities, que integre inteligência e tecnologia é aumentar a produtividade e eficiência da instituição. Além disso, a entidade assegura a qualidade do serviço, ganhando mais credibilidade e visibilidade no mercado. Dentro desse contexto, as ferramentas de TI proporcionam aos gestores uma visão integrada sobre todos os processos.

No mercado a mais de trinta anos, a APOIO com sua experiência em facilities trabalha com ferramentas e sistema que trazem mais valor para a gestão estratégica dos hospitais. A empresa trabalha em conjunto com o cliente, oferecendo escaneamento por QR code, técnicas de luz negra e gerenciamento mobile.

Conteúdos, dicas sobre terceirização de serivços

Visite nosso blog