Publicado em Deixe um comentário

Biossegurança é fundamental na retomada das escolas

Biossegurança é fundamental na retomada das escolas

A Biossegurança age em busca da minimização e do controle de riscos correspondente a uma determinada situação. Esse é um conjunto de ações voltadas para minimizar e controlar riscos em uma determinada situação ou ambiente, para preservar a nossa saúde.

Ao contrário do que muitos pensam, a BioSeg não está ligada apenas ao setor de saúde. O setor de educação, mercados pets, academias, SPAs, hotéis, entre outras vertentes do mercado estão encaixados no serviço. Para cada um dos business, as normas e regras geralmente implicam em novos procedimentos e equipamentos.

Hoje, o foco do serviço, sem dúvidas, está diretamente ligado à pandemia. Em meio a crise causada pelo coronavírus, em conjunto com a necessidade de retomada de alguns setores, principalmente as escolas, a Biossegurança chega como ponto chave.

O fechamento das escolas foi uma das atitudes que tiveram maior expressão durante a pandemia. As salas de aulas poderiam se tornar um dos principais focos para a disseminação do vírus.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o fechamento das escolas ajudou a prevenir mais de 1,57 bilhão de crianças e jovens, o que corresponde a 90% da população estudantil de todo mundo e 190 países.

Cartilha de Biossegurança

Segundo o Manual sobre Biossegurança para reabertura de escolas no contexto da COVID-19, lançado pela Fiocruz, as medidas de prevenção e redução dos riscos de transmissão da Covid-19 nas escolas devem se guiar pelo que é viável, prático, aceitável e adaptado às necessidades de cada escola e de cada comunidade.

Estratégias como a elaboração de um mapa de riscos biológicos, com a representação gráfica do reconhecimento destes riscos em locais críticos, podem informar trabalhadores e estudantes devido à sua fácil visualização.

Por exemplo, nas áreas e superfícies que oferecem maiores riscos de contaminação, como maçanetas, corrimão de escada e botões de chamada dos elevadores, podem ser afixados marcadores que indiquem esse risco.

Além disso, há necessidade de um cuidado maior no momento da limpeza. Em contrapartida, deve-se implementar novos protocolos de higiene, limpeza e segurança.

Disposições gerais segundo a Fiocruz

  • Deve-se usar produtos específi cos para limpeza de eletrônicos e telas,
    tais como panos de microfibra e álcool isopropílico a 70%;
  • Deve-se realizar a limpeza e desinfecção das salas de aulas nos períodos de intervalo para realização dos lanches e refeições;
  • Deve-se instalar dispensers com álcool em gel 70% ou outro produto, devidamente aprovado pela Anvisa, nas entradas, nas áreas de circulação e na frente das salas de aula.

Para saber mais sobre sobre a organização do ambiente escolar para atividades presenciais, acesse a Cartilha de Biossegurança da Fiocruz

Novo produto e referência

Como estamos lidando com um vírus, ou seja, uma doença infecciosa, a diminuição e a interrupção da sua transmissão são as melhores medidas para mitigar o impacto da pandemia.

Contudo, para se adequar aos novos padrões, muitas empresas precisam contar com terceiros que sejam especializados na área de biossegurança. Dessa forma, isso significa que os mesmos mapeiam, desenvolvem e colocam em prática essa cultura.

A Apoio Ecolimp é referência em higienização, desinfecção e descontaminação de ambientes críticos ou não e por isso, criou o serviço de BioSeg. Tudo isso permite que as escolas estejam seguras, de forma que a proliferação do vírus não aconteça. Mas como?

Conte com nossa divisão de biossegurança que reúne uma equipe de especialistas e técnicos dedicados ao desenvolvimento e aplicação de protocolos para desinfecção de ambientes. Além disso, temos também todo o conjunto de ações voltadas para a prevenção, seguindo normas e protocolos nacionais e internacionais.

Quer saber mais sobre o porquê a biossegurança é fundamental na retomada das escolas? Fique ainda mais por dentro de como a APOIO pode te ajudar. Acesse o conteúdo e fale com um de nossos executivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *