Liderança

Eficiente e sem sobrecarga: A retomada das empresas

Em meio a retomada das atividades em das empresas, o processo de “volta a rotina” torna-se complicado. Afinal, após muito tempo trabalhando em casa, os hábitos tornam-se completamente diferentes dos que existiam anteriormente. E está tudo bem.

Dessa forma, é preciso ter ciência de que, além de toda proteção de contra o vírus que ainda assola o mundo, há a necessidade de organizar o trabalho de maneira correta. Assim, evita-se a sobrecarga de tarefas e a melhora da entrega, afinal, a mudança será grande.

A necessidade de alternativas devem ser apresentadas aos funcionários nesse caso. Vale ressaltar que essas alternativas não devem ser temporárias, e sim assertivas. É preciso contar com ferramentas, atitudes e estratégias que encaixe diretamente nos processos executados pelos funcionários, assim como na interação entre eles.

Por outro lado, é fundamental entender que esse assunto vai além da organização. Há uma pandemia e muitas das empresas estão retomando com carga de funcionários ainda reduzidos.

Para Monica Marçulo, diretora de RH da APOIO, o segredo da retomada está no alinhamento do gestor com a equipe. “Os funcionários precisam estar muito bem alinhados, toda tarefa que for iniciada deve estar dentro do escopo, para não haja perda de tempo ou até mesmo que não exista falha nos processos, tendo a necessidade de retrabalho”, comenta a diretora.

Proximidade com os funcionários

O planejamento e o treinamento para capacitação é feito de forma contínua ao longo do tempo, porém, nesse momento, mais do que nunca a proximidade do gestor com a sua equipe é fundamental.

Reuniões semanais, até mesmo por meio de ferramentas de vídeo conferência, são fundamentais para o sucesso da retomada pois alinham a assertividade das demandas.

Fazer o funcionário entender os processos do seu setor é crucial para o atual momento. “É importante entender o prazo da entrega, afinal, há equipes que possuem polivalência, então, se alguém se perder no caminho, o outro funcionário pode ajudar de alguma forma”, completa a diretora.

Em resumo, um planejamento prévio com toda equipe, além de um processo de briefing da demanda assertivo, para evitar ruídos. “O Alinhamento deve ser no mínimo semanal. Na hora de iniciar o trabalho, é importante deixar claro qual caminho seguir, junto com o objetivo do que deve ser feito e assim seguir dentro dos prazos estabelecidos”, finaliza Monica.

junte se a nós

Faça parte de nosso time!

Trabalhe conosco