Facilities: Por que é um diferencial?

Dentro da perspectiva no negócio de saúde, para que o gestor tenha a total certeza de que um serviço terceirizado fará diferença e trará resultados, é importante realizar uma gestão baseada em indicadores com números claros e total transparência. Estes indicadores devem permear absolutamente todos os serviços prestados à entidade, desde a limpeza e higienização até serviços mais complexos, como a manutenção dos edifícios de saúde, consideradas vitais para o bom funcionamento e operação do negócio.

Dessa forma, as instituições buscam reduzir o número de contratos centralizando a gestão de serviços sobre o terceirizado, focadas, na maioria das vezes, em uma única empresa. Nessa solução, os impactos que os gestores buscam relacionados à redução de custos e otimização de processos são comprovados em números.

De acordo com a Associação Brasileira de Facilities (ABRAFAC), todo esse impacto da contratação de uma empresa de facilities, gera uma redução em 20% de economia com infraestrutura pela contratante. Ainda segundo a Associação, o setor movimentou em 2016 100 bilhões de reais, se tornando uma tendência global e com o auxílio da tecnologia, juntando às boas estratégias do mercado, corresponde as expectativas relacionadas às demandas, trazendo dinamismo e eficiência, contribuindo para a melhora dos resultados da empresa.

Foco, funções e impactos

O papel da facilities management é bem mais amplo dentro de uma organização. Esse recurso atua em inúmeras partes, desde a manutenção técnica, passando pelo paisagismo até a hotelaria hospitalar.

O foco principal é coordenar e garantir a funcionalidade do processo como um todo, otimizando a rotina no dia a dia. Na prática isso significa deixar que a instituição tenha como única preocupação seu foco de atuação, terceirizando as demais atividades.

Todas essas funções agregadas a um terceiro também possuem impacto direto na cultura organizacional e nos resultados da empresa. Afinal, entender a sua cultura é fundamental para a sobrevivência no mercado.

Pensando no seu maior entendimento relacionado à amplificação de resultados na sua instituição, separamos uma lista com 8 passos principais para obter sucesso na gestão de facilities com as soluções oferecidas. Confira!

Planejamento

Com muitos serviços a serem administrados, a gestão de facilities traz inúmeros processos ao meio corporativo. Contar com um planejamento estratégico para os mesmos, geram menos probabilidades de erros e crises no setor da instituição, o que permite que as atividades sejam realizadas com sucesso, sem a perda de prazos.

Assim, planejar bem as ações fazem com que os processos se desenvolvam da melhor forma possível. Com uma boa planificação, haverá mais eficiência e eficácia na gestão da entidade.

Segurança

Item de máxima preocupação, uma equipe de segurança faz toda a diferença para garantir a integridade do patrimônio e das pessoas que ali circulam, elimina todos esses inconvenientes. Todo bom sistema de prevenção precisa cumprir normas da empresa e não atrapalhar os processos da organização.

Limpeza e higienização

A união de uma equipe capacitada, operando dentro das normas e protocolos, com equipamentos de ponta e produtos específicos tornam os processos de limpeza e higienização mais produtivos e qualificados. O resultado são ambientes prontos para acolher os usuários com o nível máximo de bem-estar e resultados além dos esperados.

Redução de custos

Contar com uma empresa terceirizada significa poupar tempo e recursos com operações que antes eram de obrigação da instituição em questão. Dessa forma, esse valor pode ser revertido para processos internos e inovadores.

Manutenção e conservação

Evitar desgastes, complicações, custos extras. Um programa assertivo de manutenção e conservação atua de forma preventiva e corretiva em equipamentos e infraestruturas de modo geral. Garantindo mais segurança e menos prejuízos.

Integre as equipes

Os processos funcionam melhor na empresa quando as equipes estão integradas e conectadas. Isso vale para todos os profissionais! Um ambiente que coopera, entre todos os setores, desenvolve uma boa recepção para novos funcionários e para os que passam pelo local.

Tecnologia

Uma grande aliada da gestão de facilities é a tecnologia. Com ela, as necessidades da entidade são identificadas de imediato, aumentando as chances de correção e as formas de agir para se recuperar de um problema. Velocidade e precisão fazem parte das decisões certas dentro de um negócio.

Conte com especialistas! Conte com APOIO!

Mesmo com a gestão de facilities tendo soluções e práticas eficazes, contar com uma contratada especializada no assunto faz a diferença para o negócio. Manter o ambiente proporcional ao trabalho, seguro e eficaz para os colaboradores e todos que por ali passarão é uma tarefa desafiadora.

Com a parceria, é possível alcançar mais eficiência operacional e minimizar os riscos de imprevistos. Todo esse trabalho resulta em um ambiente organizacional saudável, produtivo e otimizado.

Experiência no setor nesse momento é fundamental para a contratação de um terceiro. Há 31 anos, a APOIO é referência em soluções especializadas em higienização, limpeza e conservação, oferecendo as estratégias corretas para a realização de uma boa gestão nas instituições.

vrabelo@apoioecolimp.com