Publicado em Deixe um comentário

Hotelaria Hospitalar – importante para o paciente e para o hospital

Hotelaria Hospitalar

A hotelaria hospitalar pode ser definida como um conjunto de práticas e serviços de apoio à assistência que oferecem ao paciente e seus acompanhantes mais conforto, bem-estar e contribui para a humanização do atendimento em saúde.

O serviço de hotelaria no hospital é uma tendência global e cada vez mais comum. Essa prática reúne ciência, tecnologia e humanidade durante o processo de hospitalização. O objetivo é buscar a melhoria da experiência do paciente, acompanhantes e das equipes assistenciais.

Além de priorizar a qualidade no atendimento, privacidade, individualidade e conforto, a hotelaria também é responsável por uma série de serviços não clínicos dentro da instituição de saúde como, limpeza e higienização hospitalar, gestão de leitos, serviços de rouparia, copa etc.

A boa gestão desses serviços pode representar uma vantagem competitiva para as unidades de saúde. Isso porque o usuário da instituição sente que está sendo bem tratado em um momento muito delicado de sua vida. Essa prática contribui para melhorar a imagem e a reputação da organização, bons índices em pesquisas de satisfação e o referenciamento para outros pacientes.

Este conceito é considerado recente no Brasil, tendo suas primeiras discussões sendo realizadas no final dos anos 1990 e sendo amplamente adotadas ao longo dos últimos dez anos. A hotelaria hospitalar reúne uma variada gama de serviços de apoio que não estão relacionados à assistência.

Serviço Hotelaria Hospitalar

Quais são os serviços fazem parte da hotelaria hospitalar

A hotelaria hospitalar é responsável por uma série de serviços como, acomodação, rouparia, limpeza e higienização dos ambientes, alimentação e manutenção, jardinagem, recepção, controle de acesso, segurança entre outros.

Hospitalidade

Criar um vínculo de segurança entre as equipes assistenciais e usuários da instituição de saúde pautados em respeito e comprometimento para atender as necessidades dos pacientes.

Recepção

É o primeiro contato que o paciente faz ao entrar em uma unidade de saúde. Este serviço contempla recepcionistas e manobristas que estão sempre de prontidão para atender às mais diferentes demandas.

Higiene e Limpeza Hospitalar

Manter o ambiente de saúde limpo, higienizado e seguro. Este é um dos serviços mais críticos em um hospital por estar diretamente ligado à segurança do paciente. Em conjunto com o time de hotelaria, as equipes de higienização são responsáveis pela limpeza de todo o hospital, dos pátios externos até locais mais críticos como UTIs e centros cirúrgicos.

Jardinagem e Paisagismo

Criar um ambiente que transmita bem-estar para pacientes, acompanhantes e colaboradores é fundamental. Além disso, também oferecer um local seguro, receptivo, organizado, acessível e acolhedor.

Rouparia

Gerenciar enxovais e uniformes são parte do processo de humanização e conforto do paciente e equipes assistenciais. Este serviço também é vital para evitar desperdício e o extrativo de roupas de cama, toalhas, uniformes etc.

Engenharia e Manutenção

Neste segmento existem diversas frentes de trabalho (elétrica, hidráulica, refrigeração, elevadores) com atuação preventiva para garantir o bom funcionamento dos equipamentos não relacionados à assistência. É importante lembrar que, a manutenção de equipamentos médicos é de responsabilidade do time de engenharia clínica.

·Serviços de Alimentação

Em algumas instituições, a avaliação nutricional, alimentação de funcionários e pacientes, gestão de fornecedores, definição dos equipamentos de cozinha necessários, gestão dos recursos alimentícios e gestão da qualidade também estão no escopo da hotelaria.·   Segurança patrimonial – responsável por avaliar os riscos e elaboração de planos para situações anormais (catástrofe, abandono, fugas, etc), simulações críticas; terceirização de serviços operacionais de segurança e controle de acesso.

Existem ainda outros serviços que podem fazer das atribuições da hotelaria hospitalar variando de uma instituição para outra. São eles, gestão das franquias e lojas dentro do hospital, academia de ginástica para acompanhantes e visitantes, entretenimento para pacientes e acompanhantes como, televisão, videogame e internet.

Qual a importância da hotelaria hospitalar

Todos os anos, no dia 9 de novembro é comemorado o dia do hoteleiro. Estes profissionais, independente do segmento onde atuam, são fundamentais para garantir o conforto e o bem-estar das pessoas. No ambiente de saúde, eles também são responsáveis pelo funcionamento de grande parte dos serviços atrelados à operação da instituição.

Contrate o serviço de hotelaria hospitalar

Com mais de 30 anos de experiência no setor de saúde, a ApoioEcolimp está pronta para atender cada um dos serviços sob responsabilidade da hotelaria. Nossos profissionais se destacam por possuírem treinamentos específicos para a área de saúde que têm uma metodologia diferenciada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.