Publicado em Deixe um comentário

O que é Limpeza e Higienização Hospitalar

limpeza e higienizacao hospitalar

A Limpeza e Higienização Hospitalar garante a manutenção do ambiente. Ela é crucial para evitar a proliferação de microrganismos prejudiciais à saúde humana.

De acordo com o Manual de Limpeza e Desinfecção de Superfícies, publicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e atualizado em outubro de 2020, a limpeza e a desinfecção de superfícies são elementos que contribuem para a sensação de bem-estar, segurança e conforto de pacientes, profissionais e familiares nos serviços de saúde.

Ela colabora também para o controle das infecções relacionadas a assistência à saúde. Dessa forma, o aparecimento de infecções nos ambientes pode estar relacionado ao uso de técnicas incorretas de limpeza e desinfecção de superfícies, além do manejo inadequado dos resíduos em serviços de saúde.

Desinfecção de Ambientes Hospitalares

Sendo assim, o Serviço de Limpeza e Desinfecção de Superfícies apresenta um importante papel na prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde, sendo imprescindível o aperfeiçoamento de técnicas eficazes, tecnologias de gestão e equipamentos para garantir e promover a segurança do paciente e equipes assistências nas instituições.

Dentro do ambiente hospitalar, existem diversos fatores que contribuem para a contaminação. Alguns deles podem ser a falha na utilização de técnicas básicas de higiene pelos profissionais, superfícies úmidas ou a remoção inadequada de resíduos orgânicos. No entanto, ao ter uma equipe especializada, seja ela terceira ou própria, que aplica adequadamente as técnicas e protocolos de limpeza este risco será mitigado.

Por onde começar a limpeza e higienização hospitalar?

Começamos pela limpeza que está relacionada à remoção de sujidades e detritos de forma mecânica. O objetivo é o de reduzir a população de microrganismos em um ambiente. Este é o primeiro passo no processo de higienização.

Cada método de limpeza é determinado de acordo com o tipo de superfície e de matéria orgânica presente. Alguns desses resíduos podem ser secreções, sangue, fluidos corporais, restos de comida, etc.

Com mais de 20 protocolos destinados ao serviço de limpeza e higienização, a ApoioEcolimp realiza este processo por meio da “limpeza de superfícies”, utilizando fibras, panos descartáveis e produtos químicos autorizados pela Vigilância Sanitária e cada instituição.

Hotelaria hospitalar

Desinfecção de ambientes e superfícies nas instituições de saúde

O processo de desinfecção de um ambiente consiste na eliminação dos microrganismos presentes nas superfícies, objetos e equipamentos. Este processo é realizado utilizando produtos químicos ou ações físicas, como a utilização de raios ultravioleta.

Da mesma forma, o processo de desinfecção também é obrigado a seguir uma série de etapas para garantir a qualidade do trabalho realizado. Sendo assim, a consequência disso será um ambiente seguro e livre de microrganismos potencialmente prejudiciais à saúde.

Sobre a ApoioEcolimp

Presente em mais de 400 unidades de saúde em 11 estados brasileiros, a ApoioEcolimp, higieniza e desinfeta mais de seis mil leitos hospitalares diariamente. Além disso, cada serviço realizado é auditado e atende aos mais rigorosos padrões de qualidade exigidos pelas principais acreditações hospitalares nacionais e internacionais além das normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.