Limpeza de fachada: porque a primeira impressão é a que fica

Limpeza em fachada

Elas são a porta de entrada e grandes responsáveis por impactar positivamente (ou não) os visitantes.

Limpeza na fachada

ALÉM DO IMPACTO VISUAL
É claro que a questão estética também é importante, afinal, além de afetar a percepção dos usuários também é determinante no valor agregado do empreendimento. Mas a limpeza de fachada vai além: ela é auxilia na conservação e evita a deterioração do imóvel, que muitas vezes é acelerada pelo acúmulo de sujidades.

SEGURANÇA
Ao falar de limpeza de fachadas também é preciso tocar em um item muito importante: a segurança dos prestadores de serviço. Isso porque a limpeza, na maioria das vezes, é feita nas alturas e negligenciar o uso de proteção é colocar em risco a vida de todos que estão envolvidos no processo. Por isso, o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e equipamentos de proteção coletiva (EPCs) se tornam ainda mais indispensáveis.

PROFISSIONAIS CAPACITADOS E CERTIFICADOS
Atrelado a segurança entra outro fator determinante: a escolha de profissionais certificados e gabaritados para a execução dos trabalhos. Como é o caso de uma empresa especializada na área que, além de contar com a mão de obra preparada, também conta com os equipamentos adequados e sabe definir as técnicas e materiais que devem ser utilizados em cada caso. Nos casos de limpeza na altura, a empresa precisa cumprir a risca com todas as normas de segurança da NR35.

CRITÉRIOS DE LIMPEZA
Para encontrar a solução perfeita para cada cliente é necessário levar em conta alguns fatores como: altura do prédio (necessita de andaimes ou equipamentos de rapel?), tipo do revestimento (vidro, cerâmica, textura?), sujidade da fachada (qual foi a última limpeza?) e acessibilidade.

Diante dos dados coletados é possível traçar a melhor proposta para aliar baixo custo e qualidade.

PRODUTOS E MATERIAIS UTILIZADOS
Com o planejamento traçado é possível identificar com facilidade quais instrumentos e produtos utilizar durante a execução da limpeza. Alguns exemplos são os usos de escovas, rodos, brochas, detergentes e máquinas de hidrojateamento que oferecem alta economia e rápida remoção da sujeira.

FREQUÊNCIA
A frequência varia de acordo com cada tipo de fachada e também do ambiente em que o prédio está instalado. Quanto mais poluído for o ambiente ao redor, menor o espaçamento de tempo.

No geral, para vidros em média são 3 meses e para outros tipos de revestimento de 2 a 5 anos.

A limpeza de fachada é uma das técnicas que compõe a manutenção predial. Confira nosso ebook sobre o assunto e fique por dentro do assunto, conheça também nossas soluções de terceirização de serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.