Outubro Rosa: Prevenção em todos os meses

outubro rosa

Marcado por ações contra o câncer de mama, o mês de outubro chega para ratificar a importância da luta por meio da prevenção

Há mais de 20 anos, o mês de Outubro ganhou grande destaque em todo o mundo, desde então, o ele passa a receber ações relacionadas à prevenção do câncer de mama, por meio do diagnóstico precoce.

O movimento popular, mais conhecido como “Outubro Rosa”, tem respaldo em todo o mundo e teve início nos Estados Unidos, mais precisamente em Nova York, no ano de 1991.

Aos poucos, vários lugares começaram a realizar ações isoladas referente ao câncer de mama e à importância da mamografia. Tempos depois, o Congresso Americano determinou que Outubro fosse considerado o mês nacional de prevenção do câncer.

O símbolo da campanha é um laço rosa devido a fundação Susan G. Komen distribuir este símbolo durante a primeira corrida realizda contra o câncer, em 1990. De lá para cá, alguns atos marcantes ganharam notoriedade, como a ação de iluminar monumentos, pontes, teatros e lugares públicos chamando a atenção para o movimento. No Brasil, a primeira simpatia à causa ocorreu em 2002, quando 0 Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, ganhou a luz rosa.

Vamos falar sobre a doença

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa de novos casos para 2020 chega a 66.280. Ainda de acordo com informações do INCA, o câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge mulheres todos os ano no Brasil. Já a Sociedade Brasileira de Mastologia alerta que uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade.

Outubro rosa prevenção do câncer de mama
Outubro Rosa: Prevenção em todos os meses

No entanto, devido ao avanço nos diagnósticos e tratamentos, se detectado precocemente as chances de cura chegam a 90%. Por isso a importância do autoexame e e ações de prevenção. O câncer de mama ainda é um dos que mais matam no país, pois 30% dos casos são diagnosticados em estágio muito avançado, gerando mais de 15 mil mortes por ano.

Quando diagnosticado de maneira precoce, o tratamento torna-se ainda mais eficaz, o que evita terapias mais agressivas. Além disso, o INCA afirma que, com hábitos saudáveis, cerca de 30% dos casos são evitados.

Sendo assim, a prática de atividades físicas de maneira regular, uma alimentação saudável, peso corporal adequado e o não consumo de bebidas alcoólicas, sempre serão bem-vindos.

Conhecimento e autoexame

Toda mulher precisa conhecer o que não está normal em seu corpo. Sendo assim, a maior parte dos canceres de mama são descobertos pelas próprias pacientes.

Autoexame da mama
Outubro Rosa: Prevenção em todos os meses.
Reprodução: Instituto Conde
.

Mas é sempre bom lembrar!!!! O autoexame não substitui o exame clínico realizado por especialistas ou a mamografia.

365 dias

O mês de outubro tem grande importância para o combate a doença. No entanto, ressaltar que os outros 11 meses são cruciais para a mesma luta, é fundamental.

Para Karina Compri, coordenadora da ApoioEcolimp, é fundamental a atenção das mulheres durante o ano inteiro. “É importante o exame mensal e não só atenção no mês de outubro. O ideal é definir uma data do mês, por exemplo, primeiro dia do ciclo com objetivo da mulher conhecer seu corpo e recolher qualquer mudança”, afirma.

Sinais e sintomas

De forma precoce, o câncer de mama pode ser descoberto por meio dos seguintes sinais e sintomas:

  • Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, no entanto percebido pela mulher;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.