Universidades e escolas: como um ambiente limpo gera mais concentração e produtividade

Ambiente limpo gera mais concentração e produtividade

Qualquer ambiente mais limpo e organizado se torna potencialmente mais atrativo e produtivo e é claro que nos locais de ensino isso não seria diferente.

Além disso, o acúmulo de sujidade e poeiras também podem provocar alergias e/ou outras doenças decorrentes a má manutenção do local.

Ambiente limpo gera mais concentração e produtividade

SALAS DE AULA MERECEM ATENÇÃO ESPECIAL
É fato que a frequência e tipo de limpeza variam de acordo com cada espaço dentro de uma universidade e escola, mas são nas salas de aulas que a atenção deve ser especial, já que esses ambientes são onde os alunos passam a maior parte do tempo. Um local organizado e limpo é muito mais propício para a aprendizagem e demostra ao aluno a preocupação dos gestores em manter um clima agradável e acolhedor.

ROTINA E FREQUÊNCIA
O roteiro de limpeza varia de acordo com cada espaço. No caso das salas de aula, a higienização deve ocorrer a cada turno, garantindo que todas as turmas que ali passem durante o dia estejam seguras em um local livre de resíduos. Primeiro a limpeza das superfícies e depois a desinfecção, dessa forma a sala de aula estará pronta para receber os alunos novamente.

LIMPEZA EXPRESSA
A chamada limpeza expressa ou “sala corrida” é muito utilizada para conservar a limpeza entre um intervalo e outro. Ela precisa ser ágil e rápida, afim de eliminar do ambiente resíduos superficiais e emergenciais. Para isso aliamos a rápida mão de obra com a eficiência de equipamentos e produtos que apresentem bons resultados em tão pouco tempo.

CUIDADO NA ESCOLHA DOS PRODUTOS
É necessária atenção na hora da escolha dos produtos de limpeza. Além de muitas crianças/jovens apresentarem alergia ao cheiro ou algum componente, muitos produtos também oferecem riscos abrasivos e se associados podem causar reações adversas e indesejadas.

Vale lembrar que manter o ambiente limpo é uma responsabilidade de todos. A educação recebida em casa faz toda a diferença no comportamento dos alunos. A consciência do zelo e cuidado pelo ambiente em que convive é algo que faz toda a diferença e gera colaboração de todos que ali circulam.

Uma boa alternativa para garantir maior organização na rotina de limpeza nas instituições de ensino, é contar com empresas que ofereçam serviço terceirizado de gestão de facilities. Dessa forma, vários setores são atendidos em uma única contratação e a administração de ensino tem tempo de focar no que realmente importa: a educação de seus alunos.

Saiba como o serviço de gestão de facilities faz a diferença em uma instituição nesse e-book exclusivo sobre o assunto.

Acesse nosso E-book sobre limpeza!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.