Terceirização de Serviços

Como escolher quem terceirizar os serviços de limpeza?

Uma das estratégias usadas pelas empresas para aumentar receita, reduzir custos e que pode ser entendida como um diferencial competitivo para empresas, principalmente instituições de saúde, é a terceirização de serviços que não estão atrelados ao dia a dia do hospital. As inúmeras atividades necessárias no momento de escolher quem vai terceirizar o seu serviço de limpeza é fundamental para manter a qualidade no atendimento e segurança de todos que frequentam o local, agregando valor à empresa contratante.

Então é o momento ideal para terceirizar os serviços de limpeza, prática que é cada vez mais comum em diversos segmentos e são cruciais para negócios que possuem alto fluxo de pessoas, sendo necessário manter o ambiente higienizado. Nesse momento, escolher uma boa empresa faz toda diferença para a contratante.

A atuação das empresas que terceirizam o serviço de limpeza é feita de forma adequada e segura, enquadrada na legislação brasileira. Para aproveitá-los da melhor maneira, é preciso escolher prestadoras de serviços experientes e qualificadas.

Afinal, como escolher quem terceirizar os serviços de limpeza?

Esses parceiros facilitadores são fundamentais para quem procura a equalização dos custos, cuidando da gestão da companhia. Porém, uma opção equivocada na escolha da contrata pode acabar influenciando diretamente nos resultados.

Para isso, você deve considerar alguns fatores que farão toda a diferença nesse processo de contratação de um serviço terceirizado e por meio de seis passos, vamos te ajudar a fazer a escolha correta.

1 – Experiência e reputação no mercado é fundamental

A experiência garante um melhor serviço prestado, afinal, o currículo extenso da empresa com conhecimento é muito importante. Dessa forma, é correto afirmar que, quanto mais empresas a terceirizada atende/atendeu, mais ela estará preparada para prestar os serviços para o seu negócio.

O “boca-a-boca” também conta nesse momento para escolher quem vai terceirizar os serviços de limpeza. Estar atento ao que outros gestores que já trabalharam com a empresa possam lhe passar como feedback é fundamental.

Solicite documentos que demonstre regularidade com os órgãos competentes e autorizações. Além de checar se a empresa já passou por algum processo trabalhista e se ela tem os serviços em compliance, para que não haja nenhuma falha futuramente.

2 – Fique atento ao padrão de qualidade dos materiais de trabalho

Contar com ferramentas e produtos apropriados para a execução dos serviços traz vantagens fundamentais para o negócio e agilidade e eficácia nos serviços prestados.

É importante que o cliente preste atenção se a empresa terceirizada consegue, por meio de seus recursos, economizar água e principalmente utilizar produtos de limpeza na medida certa, evitando danos ao meio ambiente. Além de ratificar a importância de produtos que não danifiquem superfícies e objetos.

3 – Dê preferência a quem realiza treinamentos constantes

Treinar os colaboradores da organização é a melhor maneira de prepará-los para lidar com os desafios que o mercado reserva, além de atualizá-los com relação às exigências normativas e melhorar constantemente seu desempenho.

Na solução de higienização e limpeza, a qualificação dos colaboradores deve ser realizada de maneira didática e completa. É necessário que eles sejam ágeis, atenciosos e que prezem pela segurança. Um colaborador bem treinado é capaz de oferecer soluções inteligentes para qualquer situação e se adaptar em diversas situações e está capacitado a desempenhar perfeitamente o que é proposto, com domínio da área.

4 – E a segurança dos funcionários?

Oferecer um ambiente de trabalho com condições favoráveis é o primeiro passo do processo. E essa segurança passa diretamente pelo uso obrigatório dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

É essencial no momento da contratação da terceirizada, que o contratante verifique se há o oferecimento a todos os seus colaboradores do equipamento correto e que eles sejam aplicados, para que o trabalho seja realizado com segurança.

É fundamental deixar claro que a utilização deles evita acidentes e processos trabalhistas.

5 – Acompanhe de perto

Outro fator importante para o sucesso esteja é o acompanhamento diário de cada detalhe. Cobre os resultados, peça métricas, tenha uma comunicação clara, aberta e espere sempre a disponibilidade da prestadora de serviços para solucionar problemas.

6 – Conte com a APOIO

Com mais de 30 anos de atuação no segmento de saúde e atenta às mudanças neste mercado, a APOIO busca constantemente soluções para otimizar a eficiência operacional de seus serviços. Essas iniciativas, naturalmente, impactam na operação dos hospitais onde atua.

Terceirizar com a APOIO significa melhorar a eficiência da operação, com maior produtividade em qualquer solução da nossa gama de serviços. Os planos personalizados para cada cliente, fazem com que os processos sejam realizados com precisão.

Conheça nossas soluções!

junte se a nós

Faça parte de nosso time!

Trabalhe conosco